terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

# oldsmooc #emerg12 Week 2: Inquire


Week 2: Inquire

A cultura digital não brotou diretamente da cultura de massas, foi sendo semeada por processos de produção, distribuição e consumo comunicacionais desencadeado pela cultura das mídias. Até este momento passamos por uma trajetória de uma cultura oral, cultura escrita, impressa, das massas, das mídias e finalmente da cultura digital. Obviamente hoje todas convivem de forma hibrida. Assim as transformações culturais existem principalmente pelos tipos de signos que circulam nas novas tecnologias e entre eles também os tipos de mensagens e processos de comunicação, propiciando novos ambientes sócio-culturais e novas formas de pensamento. Neste sentido a cultura comporta-se sempre como organismo vivo e inteligente com poderes de adaptação surpreendentes. E é dentro desta adaptação surpreendente que a educação vai se transformando. A educação e o ensino dentro destas novas perspectivas não podem ser pensados de forma fechada.
O currículo do século XXI deve ser pensado no contexto da globalização e das tecnologias. No referido OLDS MOOC modelo de aprendizagem para um currículo do século XXI, a proposta versa em discutir essas mudanças estruturais e apontar projetos pertinentes a ela. Penso ainda que inúmeros sejam os conceitos acerca do que vem a ser currículo, entre eles é que seja um conjunto de saberes recheado de representações narrativas. Para Costa (1992) o currículo é um lugar de subjetivação e de socialização dirigido e controlado. Silva (1996) ainda acrescenta que o currículo freqüentemente expressa o ponto de vista dos grupos dominantes, para isso este autor propõe o que ele chama de “descolonização” do currículo. Assim também seriam privilegiadas visões e representações alternativas dos grupos não dominantes. Silva diz ainda que não se basta apenas realizar materiais didáticos, livros, textos elucidativos que as mudanças acontecerão, e sim por meio da experiência dos alunos, ilustrar um novo percurso na produção de um novo conhecimento. Neste curso OLDS MOOC “Modelo de Aprendizagem para um Currículo do Século XXI”, percebo esta tentativa. Existem vários grupos de trabalhos abertos na tentativa de discutir o que permeia acerca deste assunto. E o mais importante e interessante é que são participantes do mundo inteiro visando expansão de fronteiras e a multiplicação de significados.   Cada grupo de trabalho ou nuvem aberta foi “contaminada” por seus integrantes na produção de significados e representações de seus sujeitos oriundos dos mais diversos locais do mundo. Reverbera neste referido curso uma energia de construção e reconstrução de conhecimento, estabelecendo um laço intenso com a autonomia, esta já preconizada pelo modelo inicial da proposta. Assim o participante não só recebe conhecimento dos colegas como produz conhecimento de sua própria interação dentro das salas de redes sociais. O ambiente instiga condição participante de vivência de um processo de transformação do conhecimento e da consciência. Os participantes são estimulados pela proposta de busca para os problemas apresentados, posicionam-se desenvolvendo assim autonomia, cooperação e criticidade.    A segunda semana especificamente focou-se em algumas abordagens contextuais do modelo de aprendizagem e da reflexão acerca desta experiências. As propostas foram:

Atividades:

·         Planeie a sua actividade para a semana
·         Comece a contextualizar o seu desafio do projeto ( usando cenários )
·         O que é importante sobre o contexto de aprendizagem de design ?
·         Considere participantes e forças ( usando personas e mapas de força )
·         Considere recursos (usando AUE  fase 1 , fase 2 , fase 3 )
·         Revisão & Share
·         Discutir e Refletir
·         Curate & Avaliar

 Referências bibliográficas

COSTA, Marisa Vorraber. Discutindo a escola básica em tempos de neoliberalismo: Uma conversa introdutória. In: COSTA, Marise Vorraber (Org). Escola básica na virada do século: Cultura, política e currículo. São Paulo: Cortez, 1996. 

SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Disponível na Internet via URL <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/ revistafamecos/article/viewFile/3229/2493>. Acesso em 03.02.2013.



SILVA, Tomás Tadeu. Descolonizar o currículo: estratégias para uma pedagogia crítica. Dois ou três comentários sobre o texto de Michael Apple. In: Costa , Marise Vorraber (Org.). Escola básica na virada do século: cultura, política e currículo. São Paulo: Cortez, 1996. 

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