quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

OLDS MOOC: semana 5/ #emerg12



Imagem retirada de :http://www.creative-science.org.uk/leonardo1.html




Executar, eis a temida ação! Discutir, revisar e finalmente colocar a pesquisa em ação/execução. Na página inicial do curso http://www.olds.ac.uk/the-course/week-5-prototype encontramos uma imagem bastante instigante que nos convida a refletir acerca de todo processo de ensino-aprendizagem. Ela elenca uma experiência de repercurso de um dos inventos de Leonardo Da Vinci. Partindo de um esboço, um escopo de um projeto original deste renascentista, foi possível executar uma das máquinas que este "homem universal" projetou. A experiência completa está em http://www.creative-science.org.uk/leonardo1.html.  Mas qual seria o objetivo da semana 5 ao iniciar com este repercurso?  A ideia é tratar o ensino como um projeto científico, uma ação, enfatizando a necessidade de construir e reconstruir sobre o que os cursistas fizeram e aprenderam. Testar, enfim, usar estas experiências para melhorar posteriores trajetos de aprendizagem e o projeto de design. As atividades da semana incluíram  prototipagem para a aprendizagem digital, que segundo os executores do Olds Mooc, poderia ser feito por qualquer professor, sem nenhuma experiência de programação. Os padrões pedagógicos desenvolvidos na Semana 4 são uma espécie de protótipo para uma seqüência de  atividades de aprendizagem que poderá ser executado/desenvolvido dentro de um recurso digital.    Os idealizadores da atividade alertam para a importância dos professores serem capazes de expressar suas concepções de como uma tecnologia digital de aprendizagem deve trabalhar para o aluno, em forma de programas interativos, ou seja, executando o protótipo de um projeto. Os detalhes do projeto não deve ser deixada para os programadores, o professor deve ilustrar o percurso fazendo parte de todo o processo. A semana foi liderada pelo Professor Diana Laurillard que será acompanhado por Marion Manton como co-facilitador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário