quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

# OLDS MOOC: Week 3 /#emerg12



Esta semana se concentrou no design de aprendizagem. A proposta foi a apresentação de uma série de projetos de aprendizagem conceituais que tem por objetivo ensinar e  ajudar a desenvolver as próprias idéias de design e representações.

  • Conceituar o processo de concepção de aprendizagem a partir de diferentes perspectivas
  • Aplicar alguns recursos de design de aprendizagem, ferramentas e métodos para o seu projeto
  • Críticar uma gama de abordagens pedagógicas e o papel que desempenham diferentes tecnologias
  • Discutir os alicerces teóricos, benefícios e limitações de representações de design em contextos educativos
  • Desenvolver um storyboard inovador, actividades de aprendizagem e uma estrutura para a implementação


A caixa de ferramentas de design de aprendizagem  retirado de:     

OULDI Ferramentas


CompendiumLD : software para criação e concepção de representações visuais de um projeto de aprendizagem. O material de apoio inclui uma folha introdutória e vídeos, tutoriais e duas folhas de referência.
Cloudworks : um site de rede social usada por indivíduos e comunidades de prática para compartilhar e discutir a aprendizagem e ensino de idéias e projetos.
Mapa curso : um modelo para a criação de uma representação de um curso ou módulo (em papel ou em formato Excel)
Curso Card Sort Características : cerca de 50 cartões para ajudar as equipes do módulo decidir e descrever o seu curso (disponível on-line em Wallwisher ou como padrão de cartões imprimíveis)
Profiler Pedagogia : é projetado para ajudar os professores (e alunos) mapear os diferentes tipos de atividades de aprendizagem através de um curso ou seqüência de eventos de aprendizagem (em papel ou em formato Excel).
Informações Cartões letramentos facilitação (OU) : conjuntos de cartas relativas a diferentes níveis acadêmicos que irão ajudar efetivamente integrar quatro áreas de competências de informação de alfabetização em módulos ou programas.




Estes são um conjunto de ferramentas, recursos e atividades, que foram testadas e avaliadas em uma variedade de configurações, tanto na Open University e também com uma série de  instituições parceiras e através de demonstrações e workshops em conferências. O objetivo destas instituições é fornecer ferramentas para apoiar uma série de eventos de aprendizagem e atividades de design. Estes são principalmente retirados do OULDI mas também incluem relacionados ferramentas úteis e recursos produzidos por outras fontes que trabalham na área de Design de aprendizagem, como o planejador pedagógico Phoebe , a aprender desenho ferramenta Ambiente de Suporte (LDSE),  Co-Gent .


  
Mais algumas elucidações: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário