Investigar na era digital
A professora Dra. Lina Morgado
solicitou aos estudantes do doutoramento em Educação da UAB/Port,
especificamente da disciplina “Ambientes e Pedagogias emergentes” para que
desenvolvessem um artigo que versasse acerca das palestras apresentadas na “Workshop
W3i”. Este foi organizado e desenvolvido pelo “MPEL”, (Mestrado em pedagogia do
elearning) e pelo LE@D (laboratório de educação a distância e elearning) (http:// lead.uab.pt) também
da UAB/Port. Este evento ocorreu no
dia 22 de dezembro entre as 10h e as 17 h no Palácio Ceia em Lisboa. Participaram os investigadores: Cristina Costa da Universidade de Salford (UK),
Patrícia Fidalgo da UIED-UNL (PT), Teresa Pombo, Board
of Directors of GOOGLE LIT TRIPS e, do LE@D, João Paz, Mª João
Spilker e Paula Silva. Teve o apoio da Mendeley, gestor de
referências bibliográficas e rede académica de investigadores. O programa do
evento pode ser conferido no seguinte link: http://lead.uab.pt/wp-content/uploads/2012/12/Programa_W3i_lead_mpel1.pdf.
Imagem retirada de http:// lead.uab.pt
Dentro
deste episódio nós, doutorandos tínhamos a missão de escolher uma das conferências
para comentar, enfim, mergulhar no universo temático proposto por alguns dos palestrantes.
Eu escolhi “Análise das redes sociais” articulado por Patrícia Fidalgo, exposição
esta que pode ser conferida em http://www.slideshare.net/pfidalgo1/worshop-w3i-ars-p-fidalgo.
Dra. Patrícia é uma pesquisadora das
Redes Sociais aplicadas à educação, examina como o envolvimento
nestas auxilia a elucidação dos comportamentos de quem as usa. A conferência
desta cientista nos deu uma visão geral de como este tipo de estudo ajuda no
fluxo de informação por meio de conexões diretas e indiretas (nos prestou figuras
por meio de aplicativos e softwares) que possibilitam uma visão destas redes e
contatos como uma possível análise matemáticas destas relações humanas. Enfim, “Foca-se nas relações que os indivíduos
estabelecem mais do que nos seus atributos. Estuda estruturas sociais através
da medição dos laços e das interações entre os membros dessas estruturas.” (Fidalgo,
2012)
No arcabouço deste eixo diretivo estes aplicativos, softwares, ferramentas em geral de análise de redes ajudam
a demonstrar o entrelaçamento e conexões de pessoas, conhecimento, recursos,
tarefas, discussões, etc. Assim é possível identificar classes, relações,
aprimorando-as em seu desenho organizacional. Em sua palestra Dra. Fidalgo expõe uma diversidade de softwares
comerciais e gratuitos que podem ser empregados para esta tarefa: _ “Cfinder,
Gephi, GraphViz, Guess, InFlow, MultiNet, NetDraw, Netminer, SocNetV, UCINET, VISONE,
Yed.” Elencando alguns deles a oradora explana etapa por etapa acerca da
instalação, funcionamento e projeção. Neste
momento me encantou sua didática e preocupação em transferir sua sabedoria,
caracterizando-a com uma apropriada mestra.
Também enfatiza os tipos de atuantes, os atores do processo educacional formado em
rede. Sendo eles os atores centrais que promovem a ligação entre a maioria dos
outros cursistas. Os expansores que estariam conectados a outros participantes
de uma rede, os intermediários que fariam a ligação entre subgrupos da rede, os
periféricos especializados a quem são recorridos quando necessária informação
especializada. Esta rede de atuantes é permeada por relações de poder. Estes vínculos demonstram os graus de poder e
quanto mais poder mais benefícios. E
como dizia Foucault (1981) à estrutura social seja ela qual for está
atravessada por relações de poder. Foucault (1981) explica essa relação de poder alegando
que existem diversas formas paralelas de demonstrar poder, expressados nas
relações com a família, trabalho, corpos e educação. Neste estudo se configura quando
existe ação sobre a ação de outro ator. A palestrante realça que o capital
social pode proporcionar aquisições sendo este poder adquirido também pela
centralidade.
Enfim, estas redes teceriam partilha de diálogos e trocas de experiências de dúvidas e inquietações, sendo muito positivas
para o aprendizado.
Referências bibliográficas
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro; Edições Graal, 1981.
Sites consultados.
http://lead.uab.pt/
https://twitter.com/pfidalgo1
Olá Shirley,
ResponderExcluirEsta intervenção da Patrícia Fidalgo também colheu a minha curiosidade. Não irei repetir os comentários que já fiz nos blogs da Paula e da Cláudia que também escolheram esta apresntação.