O ensino a distância exige uma mixagem metodológica que elenca
conhecimento especifico do conteúdo a ser ensinado, didática
aplicada ao ambiente online e uso de tecnologia. Este é um novo modelo marcado por características devidas que vai reverberar de modo
diferenciado para cada um que o acessa, estando este mergulhado em uma
realidade social e identidade especifica. É a construção do conhecimento
baseado em uma nova significação e na necessidade de promover um espaço/lugar
que incite a aprendizagem baseada na interação cooperativa e colaborativa
fluidificando fronteiras que permitam a visibilidade deste método. E foi pensando nisto que os estudantes do mestrado em pedagogia do e-learning organizaram a 3ª Conferência do Mestrado em Pedagogia do e-Learning da Universidade Aberta de Portugal. Durante a conferência nós estudantes de doutorado da mesma instituição, fomos convidados pela professora doutora Lina Morgado a assistir as palestras na modalidade online. Esta
conferência almejou ser o reflexo de uma visão do que é ensinar online
e do que é aprender online. Podemos conferir algumas apresentações dos estudantes postadas no slideshare ou diretamente no link do evento.
Olá, Shirley!
ResponderExcluirPego no início da sua intervenção, para comentar a questão relativa à «mixagem» associada ao ensino a distância. Neste tipo de ensino, mediado pela tecnologia, colocam-se novos desafio as todos os intervenientes: professores, tutores, conteúdos, métodos e estudantes assumem novas funções, exigem novas abordagens e constituem um campo de reflexão bastante profícuo. Continuação de bom trabalho! Luís